Thursday 20 March 2014

Caminhar: 12 Benefícios – 12 Recomendações

A caminhada é considerada ideal para a pessoa sedentária que resolveu começar uma atividade física, para a pessoa que ainda não consegue ou não gosta de correr ou simplesmente uma boa forma de fazer algum exercício com menos impacto do que na corrida.
Apresenta-se de seguida os benefícios da caminhada, sem qualquer ordem de importância, e respectivas recomendações.
1. Emagrece
É o mais famoso benefício da caminhada. A caminhada é uma boa maneira de emagrecer. A caminhada, aliada a uma boa alimentação, pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias eacelera o metabolismo.
Um estudo inglês também provou que caminhar diminui a vontade de comer doces e outros alimentos altamente calóricos.
2. Controlo do Colesterol e Diabetes
A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol «mau» (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo. Isto acontece pois a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.
3. Deixa os ossos mais fortes combatendo a osteoporose
O impacto que os pés têm com o chão durante a caminhada faz com que os ossos sejam beneficiados. A compressão dos ossos da perna, junto com a movimentação de todo o esqueleto enquanto se caminha faz com que exista mais estímulos elétricos nos ossos do corpo, chamados de piezelétrico.  Esse estímulo facilita a absorção de cálcio deixando os ossos mais resistentes e menos propícios a sofrerem com osteoporose.
4. Fortalece os músculos
Fortalece principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode contribuir, inclusivamente, a ter uma postura melhor, corrigindo aqueles vícios de má postura e sendo vital para quem sente dores na coluna.
5. Melhora a respiração
A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e consequentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.
As trocas gasosas ficam mais poderosas quando caminhamos com frequência.  Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de poeiras e outros agentes.
6. Melhora a circulação do sangue
A caminhada contribui para o controlo da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes. Um estudo da USP de Ribeirão Preto detetou que caminhar durante 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24 horas após o exercício. Isso acontece pois durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina e a oxigenação do corpo.
7. Melhora a imunidade do corpo
Exercícios feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo.
8. Diminui o risco de Cancro da mama
De acordo com um estudo, andar, mesmo por poucas horas na semana reduz significativamente o risco de cancro da mama. A justificação é que andar ajuda a reduzir os níveis de gordura corporal, uma fonte de estrogénio. Das 74 mil mulheres pesquisadas, aquelas que tinham um peso considerado normal tiveram 30% menos riscos de contrair a doença. As que estavam acima do peso reduziram entre 10 e 20% as chances.
9. Ajuda a dormir melhor mas também diminui a sonolência
Caminhar faz com que o nosso corpo produza várias substâncias estimulantes, como, por exemplo, a adrenalina. Essas substâncias fazem com que o corpo fique mais ativo nas horas posteriores a prática de exercício, além de melhorar nosso sono durante a noite.
10. Melhora o humor e afasta a depressão
Caminhar deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se praticada com frequência, a caminhada liberta a endorfina, também chamada de hormónio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida.
11. Melhor na auto-estima
Um estudo realizado no Reino Unido detectou que o humor e auto-estima das pessoas que fazem qualquer atividade ao ar livre eram mais humoradas e tinham melhor auto-estima. Já quem não o fazia tinha o efeito muito menor. Sendo assim, praticar uma boa caminhada ao ar livre tem as suas vantagens em relação à utilização da passadeira.
12. Saúde mental
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Mas um estudo realizado nos EUA revelou que a caminhada é muito boa para retardar problemas relacionados com o cérebro, como perda de memória e atenção. Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilómetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral.
Algumas recomendações que deverá seguir antes de adotar a caminhada como uma prática de atividade física.
1. Avaliação médica: Antes do início de qualquer programa de atividade física, é necessário ter uma avaliação médica.
2. Alongamentos: O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores, independente se for caminhar na passadeira ou na rua, e pode evitar lesões.
3. Começar com calma: Comece alternando um dia de descanso com um dia de exercício. Comece devagar, caminhando por vinte minutos, três vezes por semana e depois vá aumentando o tempo e incluindo gradualmente esse exercício nas suas atividades diárias.
4. Consistência: Faça caminhada no mínimo três vezes por semana. Crie uma rotina de exercícios e siga sempre. Obviamente, imprevistos podem acontecer e, eventualmente, você pode ter que “falhar”, o que não pode acontecer é isso tornar-se um hábito. Caminhe regularmente.
5. Evitar caminhada em jejum: Não comece a praticar nenhuma atividade física em jejum. Caso vá fazer a caminhada pela manhã e não consiga alimentar-se correctamente, tome pelo menos um sumo ou iogurte.
6. Não ingerir muitas quantidades de alimentos antes do esforço: Não coma muito antes de caminhar porque pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
7. Mudança de hábitos alimentares: Aproveite a prática de exercício para alterar os seus hábitos alimentares para uma dieta mais saudável, o que potenciará os resultados.
8. Hidratação: Beba bastante água para hidratar. Pode beber antes, durante e depois da caminhada.
9. Caminhada não é passeio: Encare a caminhada como uma atividade física e não ande como se estivesse num passeio, parando e recomeçando. É necessário ter ritmo.
10. Praticar no horário possível: O ideal seria ter um horário físico para que seu organismo se adapte melhor, mas se não tem um horário fixo, não desanime. O importante é não parar e ter uma atividade física frequente. Não desista.
11. Manter a postura adequada: É importante permanecer direito, olhando para frente e com abdómen contraído.
12. Usar sapatilhas e roupas adequadas: Evita lesões e permite melhor respiração da pele.
Fontes:
http://massamuscular.blog.br