Tuesday 25 April 2017

Aprenda como Cortar pensamentos negativos pela raiz e diminuir ansiedade:

O ritmo das mudanças sociais, tecnológicas e ambientais está mudando de maneira acelerada e, se não dispusermos de tempo para assimilar todas essas mudanças e nos adaptarmos a elas, nos tornamos mais estressados.
Esse ritmo cada vez mais rápido da vida diária nos distancia de nós mesmos, contribuindo para aumentar nossa ansiedade. Ficamos desconectados connosco, com os outros, com a natureza, com a comunidade, com Deus em nosso interior.
Isto tira nossa segurança e estabilidade. E, muitas vezes, percebemos as coisas como ameaças à nossa segurança e bem-estar.
Atualmente as pessoas não têm contato com a natureza, dirigem em alta velocidade, comem de maneira apressada, passam muito tempo alienadas vendo TV ou no computador. Vivem isoladas em casas ou apartamentos e não conhecem seus vizinhos. Algumas pessoas mudam para longe dos pais, irmãos e criam seus filhos em famílias isoladas.
Vivemos em uma época de ansiedade e de violência.
Muitos se sentem desconectados da própria alma por causa dos vícios, do trabalho excessivo, das carências afetivas e materiais.
A sociedade cobra que sejamos perfeitos, sempre jovens e bonitos, incentivando com propagandas o consumismo, o prazer instantâneo, o materialismo. Isso aumenta o vazio e depressão que alguns sentem.
Formas de lidar com a ansiedade

Para lidar com sua ansiedade é necessário que você entenda as causas e o tipo de sua ansiedade. Compreender que ela pode se manifestar de diferentes maneiras e intensidade.

Vamos compreender um pouco mais sobre a ansiedade como nos explica o livro “Acabe com a ansiedade antes que ela acabe com você”, de Edmund Bourne e Lorna Garano.
A ansiedade é uma reação fisiológica, comportamental e psicológica ao mesmo tempo. Para enfrentar a ansiedade é preciso aprender como reduzi-la em todos esses níveis.
No nível fisiológico, aprender a reduzir as reações fisiológicas como aceleração dos batimentos cardíacos, tensão muscular, náusea, sudorese.
No nível comportamental, aprender a eliminar o comportamento de fuga que impede de lidar com as situações cotidianas.
E, no nível psicológico, aprender a lidar com sua mente, diminuindo os pensamentos de preocupação e inquietude.
Ela pode variar de uma simples sensação de inquietação ou um ataque de pânico, com palpitações, tontura, medo exagerado. Se não está vinculada a nenhuma situação especial e surge do nada é chamada ”ansiedade generalizada” ou “ataque de pânico espontâneo”.
Se a ansiedade aparece somente em resposta a uma situação específica, é denominada de “ansiedade situacional” ou” ansiedade fóbica”.
A ansiedade situacional tende a ser irrealista, incoerente e desproporcional com a realidade. E ela se torna fóbica quando você começa a evitar essa situação, ex: para de dirigir, de andar de elevador, de se sociabilizar, fugindo das várias situações de que tem medo

Dificuldades imaginárias

Muitas vezes, apenas o fato de pensar nessas situações, pode manifestar a ansiedade e fobias. E aí, surge a ansiedade antecipatória, se angustiando sobre o que poderia acontecer se tivesse que enfrentar essas situações ou dificuldades imaginárias.
É importante compreender a diferença entre a ansiedade espontânea que surge sem motivo aparente e pode ir diminuindo aos poucos, em um espaço de mais ou menos uma hora. Mas a ansiedade antecipatória, que surge somente pelo fato de pensar na situação temida, pode perdurar por muito tempo, até por dias.
É normal sentirmos ansiedade nas várias situações do dia a dia, enfrentando desafios, vivenciando perdas, doenças, fracassos e até mesmo os nossos sucessos.
Porém, temos que eliminar os transtornos de ansiedade que paralisam nossa capacidade de agir e de se expressar livremente.

Desacelere e seja mais você

Diminua o ritmo de sua vida. Desacelere o modo como anda, como dirige, como faz suas atividades cotidianas.

Não brigue com o ritmo natural de seu corpo.

Simplifique seu estilo de vida.

Permita ser simplesmente você.

Priorize tempo diariamente para repousar e meditar.

Organize sua agenda semanal para fazer hatha-yoga, musculação, fazer caminhadas.

Ouça músicas relaxantes, suaves ou mantras.

Tenha contato com a natureza, pise descalço na terra, na areia. Observe o pôr-do-sol e o amanhecer. Admire a beleza e variedade das plantas, flores, do mar, das montanhas, do ambiente ao seu redor.

Cuide de sua saúde. 

Mude seus hábitos alimentares, comendo de maneira saudável e equilibrada. Evite açúcar branco e doce em excesso, refrigerantes, muitos cafezinhos ao dia, comidas com farinha branca, gordura e frituras. Substitua por cereais integrais, legumes, verduras, sucos naturais e frutas.

Mude seu discurso interno…

aprendendo a prestar atenção aos seus pensamentos, não alimentando pensamentos fantasiosos e incoerentes pelo futuro.
Continue atento às frases que começam com E se… , e se… (clique aqui) e corte na raiz os pensamentos negativos.
Incorpore esses bons hábitos em sua vida e perceba como vai diminuindo os níveis de ansiedade em sua vida e em sua mente.

_______
Publicado Originalmente em: UOL

Saturday 1 April 2017

Salmos de Agradecimento

Você já parou para fazer um agradecimento por sua vida e tudo que conquistou? Essa é uma pergunta que sempre deve ser feita por nós mesmos! Nunca esquecemos de pedir ajuda nos momentos que mais precisamos, então por que não agradecemos pelas coisas boas que nos acontecem com a mesma frequência? Confira esses 3 salmos de agradecimento: 23, 46 e 66.
Mesmo quando a vida não está da forma como gostaríamos, temos que criar o hábito de agradecer por tudo que conquistamos e que nos foi concedido. Esta é uma forma de atrair coisas do bem. Dica: ao fazer um pedido a Deus, em seguida, agradeça como se já tivesse sido realizado. Esta é uma forma de demonstrar crença nas obras de Deus, e o primeiro passo para sua realização.
Para adotar este hábito, reservamos para você os Salmos de agradecimento mais lindos para serem lidos como forma de gratidão à vida que Deus te proporcionou.

Salmo de Agradecimento – Salmo 46

  1. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
  2. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares.
  3. Ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.
  4. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o lugar santo das moradas do Altíssimo.
  5. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará desde o raiar da alva.
  6. Bramam nações, reinos se abalam; ele levanta a sua voz, e a terra se derrete.
  7. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
  8. Vinde contemplai as obras do Senhor, as desolações que tem feito na terra.
  9. Ele faz cessar as guerras até os confins da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
  10. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
  11. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Salmo de Agradecimento – Salmo 23

  1. O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
  2. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas.
  3. Restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
  4. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
  5. Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.
  6. Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.

Salmo de Agradecimento – Salmo 66

Estamos acostumadas a recorrer a Deus quando passamos por dificuldades ou precisamos atingir alguma graça, mas também é muito importante parar para apreciar o que temos de bom na vida. Seja um desejo ou sonho realizado, uma cura ou uma benção, ler um salmo de agradecimento vai aproximá-la do poder divino e abrir caminhos para mais coisas boas em sua vida